Morfologia de grãos de pólen e esporos de níveis holocênicos de uma vereda do Chapadão dos Gerais (Buritizeiro, Minas Gerais), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/4523Resumo
Esporos de briófitas e pteridófitas e grãos de pólen de gimnospermas e angiospermas foram obtidos em quinze amostras de um testemunho de sedimentos holocênicos, de 150 cm de profundidade, coletado em uma vereda no Chapadão dos Gerais, em Buritizeiro (Minas Gerais, Brasil). As idades radiocarbônicas variaram entre 11.370+70 anos AP na base do testemunho e 1440+25 anos AP no nível do topo. Os 92 táxons identificados foram descritos em suas características morfológicas e abordados em seu habito e habitat, a partir das informações existentes para as plantas modernas relacionadas. As formas identificadas e ilustradas contribuem para o conhecimento da flora polínica do Cerrado e constituem material de referencia na identificação de palinomorfos em trabalhos de reconstituição do paleoambiente em áreas hoje cobertas ou relacionadas a este bioma.
Palavras-chave: Cerrado, Holoceno, grãos de pólen, esporos, morfologia, vereda.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.