Associações naturais de conodontes Mesogondolella spp., Grupo Itararé, Cisuraliano da Bacia do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.4013/gaea.2016.91.02Resumo
Conodontes são cordados primitivos que viveram durante o Paleozoico até a sua completa extinção, no Triássico. Exclusivamente marinhos, são largamente utilizados em estudos bioestratigráficos e em estudos sobre a evolução dos vertebrados, atualmente, em um novo viés, com as descobertas de associações naturais de multielementos que ajudam a compreender melhor os mecanismos evolutivos dos primeiros vertebrados e de sua paleobiologia. Pesquisadores do Museu da Terra e da Vida do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (CENPALEO) descobriram dezenas de elementos ramiformes próximos à cidade de Mafra, SC, que macroscopicamente se assemelhavam a espículas de poríferos, comuns em afloramentos da região. Após uma análise mais detalhada, esses elementos foram identificados como aparelhos alimentares de conodontes, em geral completos e bem preservados. Este trabalho relata características dos aparelhos alimentares da primeira ocorrência de conodontes na Bacia do Paraná. Essa descoberta evidencia a presença de conodontes gondolelídeos pertencentes ao gênero Mesogondolella, marcadores do Cisuraliano, e permite discutir sobre as faunas desses cordados primitivos de acordo com as associações naturais encontradas no Folhelho Lontras da Formação Rio do Sul, Grupo Itararé, Bacia do Paraná.
Palavras-chave: Mesogondolella, Cisuraliano, Folhelho Lontras, Permocarbonífero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.