Modelagem 3D e suas aplicações na pesquisa paleontológica

Autores

  • Ulisses Dardon
  • Rodrigo Siqueira de Souza
  • Carla Terezinha Serio Abranches
  • Lílian Paglarelli Bergqvist

DOI:

https://doi.org/10.4013/4697

Resumo

A técnica de modelagem computacional tridimensional consiste na aquisição de medidas lineares ou imagens de um objeto através de distintos métodos, para posterior inserção em programas geradores de modelos. A aquisição dos dados pode ser feita através de medidas tomadas manualmente das três dimensões do material estudado ou através de fotogrametria, com ou sem base de calibração, videogrametria com laser traço e webcam, com projeção de padrões de luz branca, lasers scanners 3D (mão e mesa) e tomógrafo. Na Paleontologia, a modelagem 3D pode servir como ferramenta para trabalhos que envolvam estudos de morfologia e biomecânica, no cálculo mais preciso da massa corpórea, para a observação do centro de massa, volume e postura, e em estudos miológicos e de formação de tecidos. Possibilita ainda efetuar correções estruturais e simular o organismo em vida, assim como serve de importante ferramenta para a divulgação científica. No presente estudo, foram testados vários métodos de captura de imagem e de modelagem 3D em fósseis, buscando avaliar sua resolução e operacionalidade, além de identificar vantagens de sua aplicação na Paleontologia. A videogrametria de laser traço e webcam demonstrou ser o método mais econômico, enquanto a videogrametria com projeção de padrões de luz branca mostrou-se a mais precisa e acurada, sendo especialmente útil em materiais pequenos. Alguns exemplos de aplicabilidade da técnica são igualmente apresentados.

Palavras-chave: modelagem 3D, paleontologia, mamíferos, divulgação científica.

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Publicado

2021-06-09

Edição

Seção

Artigos