Iconofonias: design sonoro e memória na instauração dos mundos dos jogos digitais

Autores

  • Eduardo Harry Luersen Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.04

Resumo

O artigo realiza uma proposição teórica sobre a relação entre design, memória e tecnocultura, a partir de uma discussão conceitual da cultura visual ligada às expressões tecnoestéticas do design sonoro dos jogos digitais. Com isso, propõe-se incluir o design sonoro, regularmente mais observado pelo seu viés técnico, como uma prática tecnoculturalmente desenvolvida e profundamente relacionada a uma memória acústica. O trabalho também formula o conceito de iconofonia, buscando articular este expediente teórico com a análise de elementos do design sonoro de cinco jogos digitais: Jazzpunk (2014), Rayman: Legends (2011), South Park: Stick of Truth (2014), Inside (2016) e Spec Ops: The Line (2012).

Palavras-chave: Design sonoro. Memória. Jogos digitais. Tecnocultura.

Biografia do Autor

Eduardo Harry Luersen, Unisinos

Doutorando em Ciências da Comunicação - Unisinos

Mestre em Comunicação Social - PUCRS

Graduado em Design Gráfico - UFPel

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Publicado

2020-08-22

Edição

Seção

Dossiê