O cinema portátil: mídias digitais e as “práticas audiovisuais pessoais”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.02Resumo
Este trabalho tem como principal questão a compreensão do papel das novas tecnologias portáteis de som e imagem na reconfiguração do cenário midiático atual. A paisagem midiática contemporânea, constituída em torno de “práticas audiovisuais pessoais”, apropria-se do repertório técnico já consolidado pela indústria, promovendo o deslocamento de procedimentos audiovisuais profissionais e demandando um redimensionamento da teoria clássica (tanto da imagem quanto da música) para dar conta de um sem número de novas relações criadas em diferentes ambientes comunicacionais.
Palavras-chave: Mídias digitais. Tecnologias audiovisuais. Arqueologia das mídias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.