Das origens da mise-en-scène ao cinema dos irmãos Dardenne
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.12Resumo
Este artigo propõe uma análise das origens do conceito de mise-en-scène, seu específico cinematográfico e as relações de poder que se estabelecem a partir dele, ao mesmo tempo em que evoca a obra dos irmãos Dardenne como exemplo de relativização das instâncias de poder que o conceito carrega, ancorando a encenação nos dias atuais. Na primeira parte do artigo, examinamos as origens teatrais e teóricas da mise-en-scène para, num segundo momento, traçarmos uma genealogia da encenação dardenneana, colocando o problema sobre os limites do conceito de mise-en-scène, discorrendo sobre sua dimensão ética e concluindo com uma discussão sobre o conceito na contemporaneidade.
Palavras-chave: Encenação. Cinema. Dardenne.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.