Costuras no espaço viscoso do vídeo compartilhado da rede: o arquivamento performativo de Natalie Bookchin

Autores

  • Ruy Cézar Campos Figueiredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.05

Resumo

Desde os anos 1990, as práticas da artista Natalie Bookchin investigam a cultura de rede e serão destacadas, no presente artigo, para se refletir sobre o arquivo digital; sobre a apropriação como um gesto crítico, artístico e disseminado popularmente na Internet; sobre o que a cultura de compartilhamento online implica em termos de concepção sobre vídeo; e sobre como os elementos formais de seus trabalhos estão contextualizados em discussões que envolvem as práticas com documentário na arte contemporânea.

Palavras-chave: Youtube. Videoinstalação. Arquivo. Corpo. Rede.

Biografia do Autor

Ruy Cézar Campos Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Artista-pesquisador, doutorando em Tecnologias da Comunicação e Cultura na UERJ, Mestre em Artes e Processos de Criação: Poéticas Contemporâneas na UFC e Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias na UNIFOR.

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Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres