Cultura digital, videoclipes e a consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica

Autores

  • Simone Pereira de Sa Universidade Federal Fluminense - Professora Titular - Dep de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.212.03

Resumo

O artigo tem por objetivo cartografar aspectos da consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica e identificar alguns de seus atores, tomando como rastros as listas dos vídeos musicais mais vistos no Youtube no Brasil entre 2012 e 2015.O argumento desenvolvido é o de que as redes sociais, sobretudo o Youtube, são mediadores centrais na articulação dessa rede constituída por gêneros musicais populares e periféricos que antes transitavam por circuitos distintos e que agora se irrigam mutuamente através do contato possibilitado por esta plataforma. Além disso, observa-se que no conjunto de vídeos musicais que atingiram o top da audiência no Brasil, há diversas formas de performatizar o pop periférico – através do funk carioca, do funk pop, do funk ostentação e do sertanejo universitário, dentre outros. Aspectos da teoria Ator-Rede em torno da noção de rede sócio-técnica (Latour, 2005); em diálogo com a discussão da sociologia da música em torno das noções de gênero e cena; e contribuições da historiografia sobre a música brasileira constituem o arcabouço teórico-metodológico da discussão.

Palavras-chave: Videoclipe. Youtube. Música Popular Periférica.

Biografia do Autor

Simone Pereira de Sa, Universidade Federal Fluminense - Professora Titular - Dep de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Professora do Dep de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres