Memória, comunicação e consumo: sobre espaços biográficos no Day1 Endeavor

Autores

  • Katia Valente Doutoranda no Programa de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.04

Resumo

O objetivo principal do presente artigo é problematizar teoricamente as relações existentes entre memória, comunicação e consumo. Ao mesmo tempo, estas são tomadas como objeto empírico para exemplificar as reflexões propostas no evento Day1, realizado pela organização Endeavor. Mais especificamente, realiza-se uma análise das narrativas da palestra de Heloisa Helena de Assis, a Zica, CEO do Instituto de Beleza Natural, retirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube. Os procedimentos metodológicos se resumem à transcrição da palestra de Zica e a seleção de trechos para análise, realizada com base nos em aportes teóricos de autores como Halbwachs, Bosi, Nora, Nunes e Pollak.

Palavras-chave: memória, espaços biográficos, trabalho, comunicação, consumo.

Biografia do Autor

Katia Valente, Doutoranda no Programa de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Doutoranda no Programa de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Professora da graduação e pós-graduação da ESPM-SP e FGV.

Consultora de comunicação integrada.

E-mail: k2valente@uol.com.br

Telefone: 11-992649945

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres