Memória, comunicação e consumo: sobre espaços biográficos no Day1 Endeavor
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.04Resumo
O objetivo principal do presente artigo é problematizar teoricamente as relações existentes entre memória, comunicação e consumo. Ao mesmo tempo, estas são tomadas como objeto empírico para exemplificar as reflexões propostas no evento Day1, realizado pela organização Endeavor. Mais especificamente, realiza-se uma análise das narrativas da palestra de Heloisa Helena de Assis, a Zica, CEO do Instituto de Beleza Natural, retirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube. Os procedimentos metodológicos se resumem à transcrição da palestra de Zica e a seleção de trechos para análise, realizada com base nos em aportes teóricos de autores como Halbwachs, Bosi, Nora, Nunes e Pollak.
Palavras-chave: memória, espaços biográficos, trabalho, comunicação, consumo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.