Pussy made of steel: os sentidos inaugurados por um cartaz da Women’s March na página Supergirl Brasil

Autores

  • Ronaldo Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Francielli Esmitiz Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.193.11

Resumo

O artigo analisa a processualidade semiótica instaurada a partir da publicação na página Supergirl Brasil do cartaz que Melissa Benoist levou à Women’s March. A metodologia denominada como Análise de Construção de Sentidos em Redes Sociais, utilizada para estudos de ciberacontecimentos, possibilitou, a partir de tensionamentos teóricos, que constatássemos a emergência de seis constelações de sentidos: enfrentamentos políticos, performances fãs, contextualizações, críticas ao machismo nerd, machismos e desconexões. Notamos, assim, que a articulação entre as potencialidades dos sites de redes sociais, das questões de gênero e sexualidade e da cultura pop podem sinalizar novos caminhos em relação às representações midiáticas de heroínas e ajudar a tensionar as problemáticas em torno do feminismo na contemporaneidade, como, por exemplo, a compreensão de que esses movimentos seriam o oposto do machismo. Apontamos direcionamentos que podem ser tomados em relação a essas problemáticas a partir das potencialidades narrativas da cultura pop e a utilização da metodologia adotada aqui em futuras pesquisas que se desdobram sobre as dinâmicas digitais.

Palavras-chave: feminismo, cultura pop, sites de redes sociais.

Biografia do Autor

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

Pós doutorado em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, professor do PPGCCOM da Unisisnos e coordenador do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento -Unisinos/CNPq

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando no PPGGOM da Unisinos, graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos

Francielli Esmitiz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando no PPGGOM da Unisinos, graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres