O fetiche tecnológico na Avenida Paulista de Luiz Gê
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2017.193.03Resumo
A proposta deste artigo é refletir sobre as representações de tecnologia na História em Quadrinhos (HQ) Fragmentos Completos de Luiz Gê. Para isso, este artigo analisará um trecho escolhido da obra, que consiste na página 54 da edição especial lançada pela Revista Goodyear no final de 1991, por ocasião do centenário da Avenida Paulista. Como base para a reflexão a que se propõe, este artigo buscará relacionar o trecho indicado com os conceitos de determinismo tecnológico, expostos por Renato Dagnino (2008) e Andrew Feenberg (2010) e de fetiche da tecnologia conforme Andrew Feenberg (2010).
Palavras-chave: Avenida Paulista, ceterminismo tecnológico, cultura material.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.