#primeiroassedio: quando a tela da TV é só o começo

Autores

  • Sandra Depexe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Gabriela Gelain Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
  • Luiza Corrêa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.12

Resumo

A partir da prerrogativa de que os estudos de recepção/consumo devem considerar o processo comunicacional sempre como uma relação, priorizamos, neste trabalho, investigar os usos e apropriações do Twitter e os sentidos circulantes na hashtag #primeiroassedio. Fomentada por um coletivo feminista, a hashtag foi uma reação a diversos comentários de caráter pedofílico divulgados na internet sobre uma participante de 12 anos de um popular reality show brasileiro. O caso nos mostra como a circulação de comentários sobre a programação televisiva nas redes sociais digitais pode motivar o debate e proporcionar visibilidade a questões sociais, como a cultura do assédio.

Palavras-chave: Twitter, circulação, cultura do assédio.

Biografia do Autor

Sandra Depexe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e vice-líder do grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (UFSM\CNPq).

Gabriela Gelain, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Mestra em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Integrante do grupo de pesquisa CultPop e faz parte da equipe executiva da KISMIF Conference em Portugal.

Luiza Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bolsista CAPES.

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Publicado

2017-04-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres