Jornalismo colaborativo em novas plataformas: estratégias do Pro-Am em aplicativos de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.183.02Resumo
Este artigo propõe a reflexão sobre a utilização das mídias sociais móveis para o desenvolvimento de sistemas colaborativos na produção noticiosa. O foco é o investimento dos veículos noticiosos na apropriação estratégica de aplicativos (apps) de redes sociais para a busca de informações coletadas em mobilidade pelos amadores. Parte-se do pressuposto de que as práticas que envolvem parcerias entre profissionais e amadores, definidas por Anderson (2006) como Pro-Am, podem estar assumindo funções e dinâmicas específicas na cadeia de distribuição multiplataforma de determinados meios noticiosos, com base nos potenciais e nas limitações das ferramentas apropriadas por eles.
Palavras-chave: jornalismo colaborativo em mídias móveis, jornalismo digital, Pro-Am.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.