Cenas musicais em Manchester: passado-presente
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.07Resumo
Apresenta-se aqui um relato eminentemente pessoal, de caráter empírico, sobre algumas entradas de campo realizadas em Manchester, no norte da Inglaterra, entre fevereiro e maio de 2015, em uma investigação mais ampla sobre as cenas musicais locais. Procuramos dar destaque a eventos e casos colocados lateralmente em relação ao mainstream da indústria fonográfica hegemônica. É uma discussão, portanto, sobre rock independente, sobre ocorrências e estruturações sociais em curso no circuito underground. São apresentados materiais que nos permitem especular também sobre as relações entre os imaginários urbanos e as memórias produzidas (ou fixadas) pela música pop. É uma discussão, enfim, sobre as tensões entre o passado e o presente da música alternativa produzida na região.
Palavras-chave: Manchester, cenas musicais, música independente, rock alternativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.