Tons do Sertão: disputas entre o sertanejo e MPB em redes sócio-técnicas

Autores

  • Gustavo Alonso UNISINOS
  • Beatriz Polivanov Universidade Federal Fluminense
  • Lucas Waltenberg Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.06

Resumo

O álbum de regravações de Tom Jobim, Tom do Sertão, lançado pela dupla Chitãozinho & Xororó, em 2015, reacendeu uma série de disputas envolvendo a música sertaneja. A saber: a aparente incompatibilidade entre tal gênero e a MPB, representada aqui pelo repertório jobiniano, e o conflito entre tradição e modernidade no âmbito do universo sertanejo. É nosso objetivo neste artigo fazer tal debate e desenvolver a hipótese de que as redes sócio-técnicas têm servido como mediadores fundamentais desses conflitos, configurando-se como espaços estratégicos de aproximação entre tais universos musicais, aparentemente opostos. Trabalhando com a premissa da virtualização das cenas musicais, coletamos e analisamos publicações em sites de redes sociais relacionadas ao lançamento do álbum, com ênfase na fanpage da dupla no Facebook. Concluímos que elas colocam o sertanejo em um lugar de aproximação respeitosa e não óbvia com a MPB, bem como de manutenção de ideais caipiras e novos ideais tecnológicos.

Palavras-chave: sertanejo, MPB, tradição, modernidade, redes sócio-técnicas.

Biografia do Autor

Gustavo Alonso, UNISINOS

Pós-doutorando.

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Estudos Culturais e Mídia e PPGCOM da UFF.

Lucas Waltenberg, Universidade Federal Fluminense

Doutorando no PPGCOM-UFF

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Publicado

2015-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres