Meios e espaços modelizantes de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.12Resumo
O objetivo primordial do estudo é discutir a interdependência entre comunicação e espaço a partir da inserção dos meios eletrônicos audiovisuais e digitais. Para isso, tratamos de explorar as contingências da noção de espaço de informação e os regimes de espacialidade sensorial não limitados a superfícies visuais nem a lugares geográficos. Nesse sentido, a noção de espaço contínuo vinculado a superfícies será problematizada com a presença discreta de meios e a multiplicação de códigos culturais. Por conseguinte, a geografia e geopolítica tensionam o uso do espaço interior e do espaço exterior como meio de informação e comunicação.
Palavras-chave: espaço semiótico, modelização, meios, virada espacial, geopolítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.