Sobre a midiatização do consumo ficcional transmidiático e seus efeitos

Autores

  • Ramon Queiroz Marlet Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP
  • João Carlos Massarolo Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos - DAC/UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.09

Resumo

Partindo-se de uma abordagem conceitual, utilizaremos a midiatização como conceito-chave para o entendimento das estruturas que constroem o sentido social e cultural a partir do consumo ficcional das narrativas transmidiáticas em nossa atualidade, que se dá por meio de novos dispositivos interacionais sócio-técnicos-discursivos. Analisaremos também os efeitos decorrentes desse processo no que diz respeito à fruição dessas manifestações, caracterizadas tanto pela criação de universos narrativos expandidos como também pelo alto grau de complexidade narrativa, o que altera, por sua vez, a lógica pela qual a indústria da mídia opera e pela qual os consumidores processam os conteúdos recebidos.

Palavras-chave: midiatização, narrativa transmídia, efeitos.

Biografia do Autor

Ramon Queiroz Marlet, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP; especialista em Gestão de Comunicação e marketing pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP.

João Carlos Massarolo, Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos - DAC/UFSCar

Cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros (2005). Publicou: Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas (2013); Imersão em Realidades Ficcionais (2013); Narrativa Transmídia: a arte de construir Mundos (2011); A indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital (2010), entre outros artigos. É Professor associado da Universidade Federal de São Carlos; Coordenador do grupo de pesquisa GEMInIS e Editor responsável da Revista GEMInIS.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres