“Responder mostrando ao efeito de ser mostrado” – aparência e mundo comum em duas experiências de produção popular em audiovisual

Autores

  • Liliane Leroux Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.07

Resumo

No cenário do cinema brasileiro, tanto retratar quanto “dar a voz” aos moradores de periferias e favelas constituíram movimentos que marcaram época e instituíram gêneros. Retomando iniciativas posteriores de “dar autoria” a jovens de comunidades pobres através de “escolas populares de audiovisual” entre 2004 e 2008, e contrapondo-as a uma experiência inicialmente acidental de um grupo de crianças no Morro do Pereirão (favela situada na zona sul do Rio de Janeiro) ocorrida no final dos anos 1990, este artigo analisa os modos paradoxais pelos quais o ato de “aparecer”, de encenar uma aparição, já permitia, naquele momento, que o cinema fosse a via (e o desvio) de ruptura com a cruel alternativa entre o silêncio, por um lado, ou, por outro, a versão, não menos sombria, sobre suas vidas habitualmente fornecida pela mídia. Para tal fim, o estudo destaca ângulos a partir dos quais já é possível perceber, naquelas experiências, a autoexpressão como fenômeno estético e político que, nos dias atuais, ganhou proporções ainda mais relevantes e evidentes com a produção e a circulação de filmes feitos por um contingente cada vez maior de novos cineastas moradores das favelas e periferias que, agora, fora da autorização e tutela de vanguardas intelectuais ou de instituições, colocam novas perspectivas em cena na constituição sensível do mundo comum.

Palavras-chave: aparência, audiovisual popular, cinema em periferias urbanas.

Biografia do Autor

Liliane Leroux, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora do PPG Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - FEBF/UERJ. Coordenadora do Núcleo de estudos Visuais em Periferias Urbanas - NuVISU (CNPq/UERJ)

Downloads

Publicado

2015-02-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres