Comunicação organizacional reencontrada em cooperativas de economia solidária

Autores

  • Caroline Delevati Colpo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.06

Resumo

Este estudo tem o objetivo de compreender as políticas de comunicação organizacional em cooperativas de economia solidária, que consolidam-se em um novo formato de organização com novas possibilidades de efetivar comunicação. Tem-se como objeto de estudo a cooperativa Coopernatural da região da Serra Gaúcha, a qual se entende como uma organização comunitária. Esta cooperativa,aqui exposta, assim como outras cooperativas de economia solidária com a mesma configuração de formação organizacional, são entendidas como (re)significadas e (re)construídas na economia vigente contemporânea com base em políticas de comunicação. Paratal, utiliza-se como método o Paradigma da Complexidade, na procura de estabelecer diálogo entre as partes e seu todo, desfazendo limites entre diferentes áreas do saber com a sua característica transdisciplinar permitindo-lhes a comunicação.

Palavras-chave: comunicação organizacional, economia solidária, Paradigma da Complexidade.

Biografia do Autor

Caroline Delevati Colpo, Universidade Feevale

Caroline Delevati Colpo, professora dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS. Doutora em Comunicação Social: linha de pesquisa Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações - PUC/RS. Mestre em Desenvolvimento Regional – UNISC. Graduada em Relações Públicas – UFSM

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres