Comunicação organizacional reencontrada em cooperativas de economia solidária
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.06Resumo
Este estudo tem o objetivo de compreender as políticas de comunicação organizacional em cooperativas de economia solidária, que consolidam-se em um novo formato de organização com novas possibilidades de efetivar comunicação. Tem-se como objeto de estudo a cooperativa Coopernatural da região da Serra Gaúcha, a qual se entende como uma organização comunitária. Esta cooperativa,aqui exposta, assim como outras cooperativas de economia solidária com a mesma configuração de formação organizacional, são entendidas como (re)significadas e (re)construídas na economia vigente contemporânea com base em políticas de comunicação. Paratal, utiliza-se como método o Paradigma da Complexidade, na procura de estabelecer diálogo entre as partes e seu todo, desfazendo limites entre diferentes áreas do saber com a sua característica transdisciplinar permitindo-lhes a comunicação.
Palavras-chave: comunicação organizacional, economia solidária, Paradigma da Complexidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.