(In)conveniências identitárias a serviço da visibilidade midiática no carimbó e no brega produzido no Pará

Autores

  • Regina Lúcia Alves de Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Antonio Carlos Fausto da Silva Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.05

Resumo

A ascensão midiática da música feita no Pará tem rendido visibilidade nacional a artistas como Gaby Amarantos, mas também a empresários e gestores públicos diante do mercado global. Isso reflete a adesão desses sujeitos ao essencialismo cultural, instituído como discurso hegemônico pela indústria do entretenimento graças a relações de poder que concorrem, também, para o acionamento e descarte de discursos na configuração comunicacional do carimbó e do brega. Esses gêneros musicais têm demostrado eficácia na inserção de sujeitos “paraenses” no mercado simbólico global e são o alvo deste trabalho, que se propõe a investigar como se dá tal produção identitária essencialista nessas duas formas de expressão musical, por meio de conceitos extraídos da Semiologia e dos Estudos Culturais.

Palavras-chave: gêneros musicais, identidade cultural, Amazônia.

Biografia do Autor

Regina Lúcia Alves de Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, da UFPA (PPGCOM/UFPA). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Antonio Carlos Fausto da Silva Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA (PPGCOM/UFPA)

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres