(In)conveniências identitárias a serviço da visibilidade midiática no carimbó e no brega produzido no Pará
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.05Resumo
A ascensão midiática da música feita no Pará tem rendido visibilidade nacional a artistas como Gaby Amarantos, mas também a empresários e gestores públicos diante do mercado global. Isso reflete a adesão desses sujeitos ao essencialismo cultural, instituído como discurso hegemônico pela indústria do entretenimento graças a relações de poder que concorrem, também, para o acionamento e descarte de discursos na configuração comunicacional do carimbó e do brega. Esses gêneros musicais têm demostrado eficácia na inserção de sujeitos “paraenses” no mercado simbólico global e são o alvo deste trabalho, que se propõe a investigar como se dá tal produção identitária essencialista nessas duas formas de expressão musical, por meio de conceitos extraídos da Semiologia e dos Estudos Culturais.
Palavras-chave: gêneros musicais, identidade cultural, Amazônia.
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