O processo de canonização do filme 1984 no campo publicitário

Autores

  • Tatiana Guenaga Aneas Universidade Federal da Bahia
  • Maria Carmem Jacob Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.02

Resumo

Este trabalho traça a dinâmica do processo de consagração de 1984, filme publicitário que lançou o Macintosh da Apple. Com base na sociologia de Pierre Bourdieu, foi analisado o estado do campo publicitário e do espaço das obras dados naquele momento a fim de averiguar as condições do espaço social que tornaram seu surgimento possível. Através do levantamento e da análise de dados contextuais e de depoimentos, conclui-se que o lugar ocupado pelo filme é homólogo a posições que podem ser consideradas a vanguarda do campo publicitário, e que esse lugar de vanguarda está baseado sobretudo em uma associação entre o valor da inovação e a efetividade comercial.

Palavras-chave: publicidade, campo publicitário, filme publicitário, 1984.

Biografia do Autor

Tatiana Guenaga Aneas, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Comunicação Social.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres