O que a publicidade vende? – Michael Schudson e sua abordagem estética da publicidade

Autores

  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.03

Resumo

O objetivo deste artigo é revisar criticamente a abordagem estética da publicidade apresentada por Michael Schudson em Advertising, the uneasy persuasion (1984). Pretende-se discutir a crítica de Schudson a respeito dos efeitos da publicidade sobre as vendas, quase sempre caracterizados como persuasivos, e debater sua hipótese sobre a publicidade enquanto estilo artístico (“realismo capitalista”), destacando a importância da ironia. Este artigo é resultado parcial de pesquisa cujo objetivo é mapear as diversas teorias da publicidade.

Palavras-chave: publicidade, realismo capitalista, ironia.

Biografia do Autor

Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2014-04-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres