O Video Music Awards e a consolidação do videoclipe como gênero

Autores

  • Ariane Diniz Holzbach Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Faculdades Integradas Hélio Alonso.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.162.03

Resumo

O artigo vai analisar a consolidação do videoclipe como gênero tendo como janela de observação a mais importante premiação voltada para ele: o Video Music Awards. Para tanto, o artigo entende o gênero como um fenômeno sociocultural marcado não só pela estrutura interna dos produtos culturais, mas pelos contextos nos quais esses produtos ascendem e pelas instâncias inseridas nesse processo. A proposta, assim, é analisar a principal premiação do videoclipe para entender como esse evento foi fundamental na consolidação do videoclipe e como ele ajudou a transformar uma emissora de TV - a MTV - em sinônimo de videoclipe por muitos anos. Além de analisar todas as edições do VMA realizadas até 2012, o artigo fará uma discussão sobre o conceito de gênero e sobre o papel das premiações contemporâneas na legitimação dos produtos culturais.

Palavras-chave: videoclipe, MTV, VMA.

Biografia do Autor

Ariane Diniz Holzbach, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Doutora em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University, em Montreal. Mestre em comunicação também pela UFF e graduada em Jornalismo pela UFPE. Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de História da UERJ, com pesquisa voltada para memória coletiva, audiovisual e cultura digital. Integra o LabCult-UFF (Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias: http://www.labcult.uff.br/). É professora e coordenadora adjunta do curso de jornalismo da FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso - e professora da Universidade Gama Filho. Desde 2007 mantém o Clipestesia, um site colaborativo de crítica de videoclipe feito em parceria com estudantes de graduação. Tem experiência em jornalismo impresso e produção televisiva, além de ministrar disciplinas voltadas principalmente para audiovisual, tecnologias da comunicação, linguagens midiáticas, cibercultura e webjornalismo.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres