#SEMCENSURA: o duplo vínculo entre a comunicação midiática e as redes digitais na discussão da censura homofóbica
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2013.151.06Resumo
Neste artigo, buscou-se mapear os usos das plataformas online pelos atores sociais como um processo de construção de interpretações das representações midiáticas de questões socioculturais e como ferramentas de mobilização social contra a chamada “censura homofóbica”. Assim, observaram-se as estratégias usadas na campanha “Marcela e Marina Sem Censura”, surgida como uma reação aos cortes às cenas do casal interpretado por Luciana Vendramini e Giselle Tigre que protagonizou o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira. Percebe-se que, nas redes sociais na internet, o ator social vai inserir-se no contexto midiático não como um mero receptor, mas como um sujeito ativo na construção social da realidade e distribuidor de produtos midiáticos “alternativos”, gerando uma cultura da mobilização social contra a censura.
Palavras-chave: telenovela, redes sociais, mobilização social.
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