Entre o agrupamento e a comunidade virtual: edição colaborativa das biografias dos jogadores “Adriano” e “Ronaldo” na Wikipédia

Autores

  • Carlos Frederico de Brito d'Andréa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.08

Resumo

Neste trabalho exploramos o processo de edição dos artigos da Wikipédia em português sobre os jogadores “Adriano Leite Ribeiro” e “Ronaldo Luis Nazário de Lima”, procurando analisar, principalmente por meio de dados quantitativos, a atuação de editores mais engajados, que podem ser membros da “comunidade virtual”, e dos colaboradores eventuais (“agrupamento”). Iniciamos com uma breve discussão teórica sobre a “produção de bens comuns por pares em rede” e sobre a complexificação do funcionamento do projeto nos últimos anos. Na pesquisa empírica, os objetivos são identificar como a atuação dos diferentes grupos de editores varia com o passar do tempo e em que medida a atuação deles está associada ao aumento de edições restritivas, como reversões, edições desfeitas e proteções. Ao final, identificamos dois tipos principais de disputas entre os editores e discutimos a dinâmica da edição colaborativa como fruto de uma tensa conciliação da atuação dos diferentes agentes que intervieram em cada um dos dois artigos. 

Palavras-chave: colaboração, Wikipédia, edição, agrupamento, comunidade virtual.

Biografia do Autor

Carlos Frederico de Brito d'Andréa, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa. Jornalista, mestre em Ciência da Informação e doutor em Linguística Aplicada (UFMG).

Downloads

Publicado

2012-01-06

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres