Entre o agrupamento e a comunidade virtual: edição colaborativa das biografias dos jogadores “Adriano” e “Ronaldo” na Wikipédia
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.08Resumo
Neste trabalho exploramos o processo de edição dos artigos da Wikipédia em português sobre os jogadores “Adriano Leite Ribeiro” e “Ronaldo Luis Nazário de Lima”, procurando analisar, principalmente por meio de dados quantitativos, a atuação de editores mais engajados, que podem ser membros da “comunidade virtual”, e dos colaboradores eventuais (“agrupamento”). Iniciamos com uma breve discussão teórica sobre a “produção de bens comuns por pares em rede” e sobre a complexificação do funcionamento do projeto nos últimos anos. Na pesquisa empírica, os objetivos são identificar como a atuação dos diferentes grupos de editores varia com o passar do tempo e em que medida a atuação deles está associada ao aumento de edições restritivas, como reversões, edições desfeitas e proteções. Ao final, identificamos dois tipos principais de disputas entre os editores e discutimos a dinâmica da edição colaborativa como fruto de uma tensa conciliação da atuação dos diferentes agentes que intervieram em cada um dos dois artigos.
Palavras-chave: colaboração, Wikipédia, edição, agrupamento, comunidade virtual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.