Cinema e literatura: um exemplo de como os modos de produção fílmica podem influenciar as questões da adaptação

Autores

  • Marcelo Gil Ikeda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2012.141.01

Resumo

Este trabalho procura discutir as questões da adaptação fílmica, tensionando as relações entre cinema e literatura para além do mero comparativismo, que busca uma “fidelidade” como ponto central de uma teoria de adaptação. Procura-se apontar que, quando se transpõe um livro para o cinema, as questões da adaptação não se resumem somente às questões estéticas, ou próprias da transposição da linguagem literária para a cinematográfica, mas podem também sofrer a influência de seu modelo de produção enquanto processo econômico, através do circuito mercadológico em que essa obra cinematográfica circula, seus modos de produção, suas fontes de financiamento e seus públicos-alvo. Para tanto, comparamos três distintas adaptações fílmicas do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Palavras-chave: cinema e literatura, teoria da adaptação, Alice no País das Maravilhas.

Biografia do Autor

Marcelo Gil Ikeda, Universidade Federal do Ceará

Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Autor do livro “Cinema de Garagem: um inventário afetivo do jovem cinema brasileiro do século XXI”.

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Publicado

2011-09-17

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres