A construção da auto-imagem do MST na sua mídia e suas relações estratégicas de inserção social global

Autores

  • Catarina Tereza Farias de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Marcia Vidal Nunes UFC
  • Robson da Silva Braga Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2011.133.05

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é aprofundar a análise das relações entre os movimentos sociais e a mídia, identificando como a mídia produzida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), particularmente, produz a autoimagem qualificada de seus sujeitos, lutas e cenários sociais em contraposição à imagem de desqualificação e de criminalização predominantemente apresentada pela mídia convencional, como estratégia para a inserção social global do movimento. Esta análise será feita a partirda mídia produzida pelo MST: o “Jornal sem Terra” e a “Revista sem Terra”, cuja análise foi realizada no período de 2006 a 2007; aprogramação da rádio comunitária 25 de Maio (Madalena, Ceará), acompanhada durante uma semana em 2009; e o site do MST, analisado, também, em 2009.

Palavras-chave: movimentos sociais, MST, mídia.

Biografia do Autor

Catarina Tereza Farias de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação da UFC

Robson da Silva Braga, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Comunicação (UFC) e membro do Grupo de Estudos Mídia, Cultura e Política do POSCOM-UFC.

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Publicado

2011-03-02

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres