Game music como produto cultural autônomo: como ela ultrapassa os limites do jogo e se insere em outras mídias

Autores

  • Camila Schäfer Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2011.132.04

Resumo

A música, nos jogos eletrônicos, além de servir como fundo, também é utilizada como forma de potencializar a experiência de imersão e interatividade do jogador. Considerando seu papel no game como de extrema importância, este artigo procura analisar como a música de videogames se tornou um produto cultural autônomo. Depois de realizada a pesquisa bibliográfica, foi analisado o movimento de autonomização da game music para identificar em quais mídias esse tipo de música se insere atualmente e como ela está se tornando uma manifestação cada vez mais visível também fora do universo dos videogames. A partir desses estudos, da análise dos processos de autonomização, concluiu-se que a game music, além de sua importância para os jogos, constitui-se num novo fenômeno midiático que a cada dia cresce e contagia mais pessoas ao redor do mundo.

Palavras-chave: game music, música, jogos eletrônicos.

Biografia do Autor

Camila Schäfer, Unisinos

Jornalista, graduada em 2010 pela Unisinos. Atua como jornalista e diagramadora na agência de comunicação TRCOM. Também é blogueira e escreve para os blog Console Sonoro e sites Nintendo Blast e Ponto V!

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Publicado

2011-01-20

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres