O agendamento na perspectiva das fontes do campo jornalístico: observando fazeres do movimento socioambiental
Resumo
Este artigo trata da interação entre atores do campo jornalístico e do movimento socioambiental. Toma-se como embasamento teórico a teoria dos campos sociais, os estudos culturais e as teorias do jornalismo. Trata-se de um estudo teórico-empírico da interação entre os produtores de notícias e os atores do movimento socioambiental no papel de fontes, onde observamos como estes agendam o campo jornalístico utilizando-se do conhecimento estratégico dos seus jeitos de fazer, especialmente dos critérios de noticiabilidade utilizados pelos jornalistas.
Palavras-chave: jornalismo, agenda setting, movimento socioambiental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.