As materialidades da canção midiática – contribuições metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.4013/5044Resumo
Este artigo apresenta a possibilidade de examinar a canção midiática como uma manifestação do campo não hermenêutico e demonstra como seus elementos constitutivos conformam tipos de experiências. A partir de uma revisão das estéticas pós-modernas, o artigo aponta a performance como objeto primordial de estudo, bem como a poética dos diferentes gêneros musicais. Conclui-se que o estudo sobre a experiência da canção midiática ganha consistência metodológica mediante a incorporação dos estudos de Hans-Ulrich Gumbrecht e Friedrich Kittler sobre a materialidade da comunicação.
Palavras-chave: canção, campo não hermenêutico, performance.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.