Imagem do espaço privado no reality show Lar, doce lar: representações da mídia televisiva e estetização
DOI:
https://doi.org/10.4013/4663Resumo
O trabalho investiga, por meio da análise de três edições do quadro Lar, doce lar, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, a forma como o reality show fomenta a estetização do espaço privado, e destaca a maneira tendenciosa de se mostrar as residências no programa, com base nos conceitos de espaço público e privado elaborados por Habermas (2003) enquanto categorias da vida social. Ao criticar a ilusão de fama para todos, alimentada pelo gênero, o estudo se valeu dos conceitos de reality show e de entretenimento televisivo de Andrejevic (2003) e de Lacalle (2001), o qual responsabiliza, em parte, as atrações sobre a realidade de tornar enleadas as fronteiras demarcatórias do público e privado. Como metodologia de pesquisa, adotamos a análise da imagem como narrativa (Coutinho, 2006), a qual propõe a reflexão de registros não verbais, ainda que estes sofram, a partir da sua submissão à lógica da mercadoria, um esvaziamento de sentido.
Palavras-chave: espaço privado, imagem, reality show, representação.Downloads
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