Da ascensão e queda dos radioquadrinhos à retomada dos quadrinhos em áudio no contexto digital

uma perspectiva histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2025.271.08

Resumo

O artigo analisa a trajetória histórica dos quadrinhos sonoros, desde os radioquadrinhos das décadas de 1920 a 1950 até os contemporâneos audioquadrinhos digitais. Inicialmente, investigamos como as tiras cômicas foram adaptadas para o rádio, constituindo experiências de escuta dramatizada com forte apelo afetivo e comercial. O declínio do formato é atribuído à ascensão da televisão, à autonomia editorial dos quadrinhos impressos e às pressões morais do pós-guerra. No século XXI, com a popularização dos podcasts e das plataformas digitais, observamos o ressurgimento de narrativas exclusivamente sonoras inspiradas nos quadrinhos, agora desvinculadas da lógica tradicional da radiodifusão. A partir desta contextualização, o estudo propõe uma tipologia inicial dos audioquadrinhos, dividindo-os em três categorias: adaptações diretas de quadrinhos, novelizações dramatizadas e criações sonoras originais. Por fim, discutimos se os audioquadrinhos se consolidarão como linguagem narrativa de massa, como no passado, ou se permanecerão restritos a um nicho no ecossistema da cibercultura. Com base na teoria da Cauda Longa (Anderson, 2006), sugerimos que a sustentabilidade do formato depende da convergência entre inovação estética, acesso às plataformas e engajamento de público. 

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA, 2013) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2014). Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa do Programa BIPSS (Edital 01/2019). Atualmente, é doutorando no mesmo programa, com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. No segundo semestre de 2023, realizou um doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

Cristiane Lindemann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc), onde é coordenadora adjunta (gestão 2024-2025); editora da Edunisc (agosto 2024 até o momento); vice-líder do grupo de pesquisa Leitura Comparada das Mídias, registrado no CNPq. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2014) e mestre pelo mesmo programa (2008), graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Unisc (2005). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Porto, Portugal, sob orientação do professor dr. Jorge Pedro Sousa, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

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Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Dossiê Quadrinhos, Super-Heróis e Cultura Digital