O encanto do “tômpero”:
Usos e Gratificações para o consumo do programa MasterChef Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.261.05Resumo
O programa de competição gastronômica MasterChef Brasil é um dos principais produtos da Band, emissora de televisão aberta brasileira. Com o sucesso e repercussão do reality-show, conquistou a simpatia da audiência. Neste sentido, o objetivo do artigo é compreender a relação que o programa estabelece com o seu público a fim de entender os principais motivos para o consumo de tal programação televisiva. Os pressupostos metodológicos fundamentam-se na abordagem teórica dos Usos e Gratificações. Para obtenção dos dados exploratórios foram realizadas entrevistas em profundidade com telespectadores que se autodeclararam público do MasterChef Brasil, categorizando os resultados mais relevantes das motivações para acompanhar o reality, sendo eles: qualidade técnica, representatividade e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.