O encanto do “tômpero”:

Usos e Gratificações para o consumo do programa MasterChef Brasil

Autores

  • Alliston Fellipe Nascimento dos SANTOS Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.261.05

Resumo

O programa de competição gastronômica MasterChef Brasil é um dos principais produtos da Band, emissora de televisão aberta brasileira. Com o sucesso e repercussão do reality-show, conquistou a simpatia da audiência. Neste sentido, o objetivo do artigo é compreender a relação que o programa estabelece com o seu público a fim de entender os principais motivos para o consumo de tal programação televisiva. Os pressupostos metodológicos fundamentam-se na abordagem teórica dos Usos e Gratificações. Para obtenção dos dados exploratórios foram realizadas entrevistas em profundidade com telespectadores que se autodeclararam público do MasterChef Brasil, categorizando os resultados mais relevantes das motivações para acompanhar o reality, sendo eles: qualidade técnica, representatividade e aprendizagem. 

Downloads

Publicado

2024-03-31

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres