Computação Afetiva

entre as limitações técnicas e os desafios do colonialismo de dados

Autores

  • Jean Carlos Ferreira dos Santos NÚCLEO DE INFORMAÇÃO DO PONTO BR
  • Diogo Cortiz PUC-SP

Resumo

A Computação Afetiva é a área de estudo que busca desenvolver sistemas e artefatos tecnológicos capazes de reconhecer, interpretar, processar e simular os afetos humanos. A área teve seu início com os trabalhos da professora do MIT Rosalind Picard na década de 90, mas voltou a ganhar evidência com o avanço da Inteligência Artificial, que possibilitou o treinamento de modelos mais sofisticados para inferir o estado emocional das pessoas. Neste trabalho, apresentamos os potenciais usos e benefícios da Computação Afetiva, bem como as controvérsias da área em relação às limitações técnicas, científicas e os desafios em um contexto de colonialismo de dados.

Biografia do Autor

Jean Carlos Ferreira dos Santos, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO DO PONTO BR

Doutor e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Assessor Técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Integra o núcleo de coordenação da Rede de Pesquisa em Governança da Internet (REDE) e é pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT) do Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Principais temas de pesquisa: meios e processos de comunicação na ciência, comunicação científica e tecnologias digitais, dimensões sociotécnicas do texto e das publicações digitais, ciência aberta e acesso aberto, infraestruturas de informação e compartilhamento de dados na pesquisa acadêmica.

Diogo Cortiz, PUC-SP

Professor da PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Informação e Controle do .BR (NIC.br). Doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com Doutorado Sanduíche pela Université Paris-Sorbonne. Especialista em Neurociência. MBA em Economia Internacional. Fez pesquisa de pós-doutorado em Realidade Virtual e Metaversos na Universidade de Salamanca, Espanha. Foi Pesquisador Visitante no Laboratório de Ciência Cognitiva da Queen Mary University of London, Reino Unido. Cursou a extensão acadêmica em Psicologia Cognitiva da University of California, Berkeley. Certificou-se em Natural Language Understanding pela Stanford University. Foi o criador e coordenador do Bacharelado em Design da PUC-SP. Atualmente é coordenador do programa de estudos pós-graduados (Mestrado e Doutorado) em Tecnologias da Inteligência e Design na mesma instituição. É autor de dois livros e três capítulos de livros. Organizou Workshops internacionais relacionados a tecnologias emergentes para eventos das ONU (Internet Governance Forum) e UNESCO (Mobile Learning Week) e o Fairness, Accountability, Ethics and Society (FATES) para a The Web Conference.

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Publicado

2023-02-28