Affective Computing

between the technical limitations and the challenges of a neocolonialism of human subjectivity

Authors

  • Jean Carlos Ferreira dos Santos NÚCLEO DE INFORMAÇÃO DO PONTO BR
  • Diogo Cortiz PUC-SP

Abstract

Affective Computing is the area of study that seeks to develop systems and technological artifacts capable of recognizing, interpreting, processing and simulating human affects. The area began with the work of MIT professor Rosalind Picard in the 1990s, but has gained more attention recently with the advancement of Artificial Intelligence, which made it possible to train more sophisticated models to infer people's emotional state. In this work, we present the potential uses and benefits of Affective Computing, as well as the controversies in the area regarding the technical and scientific limitations and the challenges of neocolonialism.

Author Biographies

Jean Carlos Ferreira dos Santos, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO DO PONTO BR

Doutor e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Assessor Técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Integra o núcleo de coordenação da Rede de Pesquisa em Governança da Internet (REDE) e é pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT) do Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Principais temas de pesquisa: meios e processos de comunicação na ciência, comunicação científica e tecnologias digitais, dimensões sociotécnicas do texto e das publicações digitais, ciência aberta e acesso aberto, infraestruturas de informação e compartilhamento de dados na pesquisa acadêmica.

Diogo Cortiz, PUC-SP

Professor da PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Informação e Controle do .BR (NIC.br). Doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com Doutorado Sanduíche pela Université Paris-Sorbonne. Especialista em Neurociência. MBA em Economia Internacional. Fez pesquisa de pós-doutorado em Realidade Virtual e Metaversos na Universidade de Salamanca, Espanha. Foi Pesquisador Visitante no Laboratório de Ciência Cognitiva da Queen Mary University of London, Reino Unido. Cursou a extensão acadêmica em Psicologia Cognitiva da University of California, Berkeley. Certificou-se em Natural Language Understanding pela Stanford University. Foi o criador e coordenador do Bacharelado em Design da PUC-SP. Atualmente é coordenador do programa de estudos pós-graduados (Mestrado e Doutorado) em Tecnologias da Inteligência e Design na mesma instituição. É autor de dois livros e três capítulos de livros. Organizou Workshops internacionais relacionados a tecnologias emergentes para eventos das ONU (Internet Governance Forum) e UNESCO (Mobile Learning Week) e o Fairness, Accountability, Ethics and Society (FATES) para a The Web Conference.

Published

2023-02-28