A CCXP e as ambiências memorialísticas mítico-midiáticas
Resumo
Se todas as coisas do nosso mundo detêm um potencial sagrado, bastando que para isso lhes sejam imputadas uma condição especial, poderíamos depreender que por ação de uma hierofanização midiática, quaisquer produtos midiáticos ligados à cultura de fãs (filmes, desenhos animados, games, etc.) estão a um passo de igualmente incitar práticas devocionais. Sob a luz dos conceitos de mito de Mircea Eliade (1972, 1979, 1992, 2008), olimpismo de Edgar Morin (1997), ambiência de Baudrillard (1973), semiosfera de Lótman (1996) e teorias de comunicação, do consumo e da memória, o trabalho tem por objetivo investigar como algumas ambiências memorialísticas mítico-midiáticas do evento conhecido como CCXP, que conjugam narrativas infinitas, refletindo e refratando a devoção de fãs e fandoms, contribuem para o estabelecimento de uma neorreligiosidade especificamente ligada à cultura de fãs.
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