Binge-Watching de Séries:
quando o guilty pleasure vira padrão de consumo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.03Resumo
O binge-watching — ato de assistir múltiplos episódios de uma produção midiática em sequência — é uma prática que altera a lógica de temporalidade das séries, antes presa ao fluxo preestabelecido pela TV. Neste artigo, tomamos como base uma pesquisa survey (=2000) e entrevistas em profundidade realizadas com oito fãs brasileiros de séries com o objetivo de analisar as perspectivas do fandom sobre essa prática, também conhecida como maratona. Os resultados mostram que, por mais que o termo binge-watching carregue uma conotação negativa de compulsividade, o comportamento ganhou ampla adesão entre fãs, se tornando a forma preferida de consumir conteúdos seriados. Exploraremos as possíveis motivações para isso, além das perspectivas contrárias e favoráveis à prática de maratonas.Downloads
Publicado
2021-12-16
Edição
Seção
Artigos de Temáticas Livres
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.