Das origens da mise-en-scène ao cinema dos irmãos Dardenne

Autores

  • Alexandre Silva Guerreiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.12

Resumo

Este artigo propõe uma análise das origens do conceito de mise-en-scène, seu específico cinematográfico e as relações de poder que se estabelecem a partir dele, ao mesmo tempo em que evoca a obra dos irmãos Dardenne como exemplo de relativização das instâncias de poder que o conceito carrega, ancorando a encenação nos dias atuais.  Na primeira parte do artigo, examinamos as origens teatrais e teóricas da mise-en-scène para, num segundo momento, traçarmos uma genealogia da encenação dardenneana, colocando o problema sobre os limites do conceito de mise-en-scène, discorrendo sobre sua dimensão ética e concluindo com uma discussão sobre o conceito na contemporaneidade.

Palavras-chave: Encenação. Cinema. Dardenne.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Guerreiro

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFF desde 2008. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1997. Bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense desde 2002. Atualmente é Professor Docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

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Publicado

2019-11-13

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres