O que a publicidade vende? – Michael Schudson e sua abordagem estética da publicidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.03Resumo
O objetivo deste artigo é revisar criticamente a abordagem estética da publicidade apresentada por Michael Schudson em Advertising, the uneasy persuasion (1984). Pretende-se discutir a crítica de Schudson a respeito dos efeitos da publicidade sobre as vendas, quase sempre caracterizados como persuasivos, e debater sua hipótese sobre a publicidade enquanto estilo artístico (“realismo capitalista”), destacando a importância da ironia. Este artigo é resultado parcial de pesquisa cujo objetivo é mapear as diversas teorias da publicidade.
Palavras-chave: publicidade, realismo capitalista, ironia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.