Diagnóstico ambiental em uma indústria de café
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2012.81.05Resumo
As empresas têm buscado, cada vez mais, o controle da poluição, uma vez que estão se defrontando com um processo crescente de cobrança por uma postura responsável e de comprometimento com o meio ambiente. O Brasil é o maior produtor e exportador de café, e sua produção pode gerar impactos ambientais significativos. Assim, este trabalho objetivou a realização de um diagnóstico ambiental numa indústria de café, definindo os aspectos e impactos ambientais do empreendimento e propondo medidas de minimização dos impactos críticos. As principais ações de melhoria da qualidade ambiental propostas envolvem a adoção de práticas relativamente simples e de baixo custo, tais como o monitoramento das emissões gasosas e da quantidade e eficiência de queima de lenha, bem como a conscientização ambiental crescente dos funcionários e da alta administração. Tais ações poderão trazer benefícios à empresa, tanto de ordem socioambiental quanto de ordem econômica, servindo como iniciativa para que os empreendedores busquem a melhoria contínua de seu processo produtivo.
Palavras-chave: indústria de café, gestão ambiental, impacto ambiental.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.