Revestimentos comestíveis em frutas
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2012.81.02Resumo
Os revestimentos ou coberturas comestíveis são uma das mais recentes alternativas para auxiliar na conservação de alimentos. Os revestimentos possuem excelentes propriedades de barreira, principalmente ao transporte de gases e vapor de água, entre outros fatores que contribuem para manutenção da qualidade do fruto pós-colheita. Este trabalho tem por objetivo apresentar estudos de aplicação de revestimentos comestíveis em frutas e a influência que exercem sobre a manutenção da qualidade do fruto, com o aumento da vida de prateleira. Os compostos mais utilizados na elaboração de coberturas comestíveis são os polissacarídeos, os lipídios e as proteínas, a combinação destes componentes garante excelentes resultados em função das distintas características funcionais de cada classe. Em função de cada fruta apresentar suas características próprias de amadurecimento, a aplicação de diferentes tipos de revestimentos, bem com a concentração ideal, vem sendo muito pesquisada, a fim de desenvolver o revestimento comestível mais favorável ao aumento da vida de prateleira do fruto. Os trabalhos realizados nesta área mostram que os revestimentos comestíveis aplicados em frutas inteiras ou cortadas são capazes de preservá-las por períodos maiores do que é característico, mantendo a qualidade exigida pelos consumidores, ou seja, a característica da fruta in natura.
Palavras-chave: revestimentos comestíveis, frutas, conservação.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.