Estudo do efeito da rugosidade superficial sobre o coeficiente de atrito no ensaio de compressão do anel
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2012.81.01Resumo
A avaliação das condições tribológicas, dentre elas o atrito por meio de modelos simples é questionável porque a influência da rugosidade superficial e resistência de materiais, entre outros fatores, não é considerada. Este trabalho apresenta uma análise detalhada da influência da rugosidade superficial sobre o atrito na interface peça/matriz. Os estudos estão baseados em dados experimentais obtidos por meio do ensaio de compressão do anel, os quais foram comparados com os resultados de simulações e com as curvas de calibração de atrito modeladas em software de elementos finitos. Uma série de ensaios de compressão do anel foi realizada para obter os coeficientes de atrito para diversas faixas de rugosidade superfi cial do corpo de prova.
Palavras-chave: ensaio de compressão do anel, rugosidade superficial, coeficiente de atrito, simulação numérica.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.