Gestão de resíduos da construção civil: uma abordagem prática no município de Passo Fundo-RS
Resumo
A escassez de recursos naturais tem levado à busca por soluções que tragam o desenvolvimento econômico juntamente com o crescimento sustentável. O problema ambiental gerado pelos resíduos depositados de forma desregrada em aterros clandestinos, acostamentos e rodovias deve ser resolvido visando preservar o meio ambiente. Ações têm sido criadas para reverter essa situação, é o caso da resolução do Conama 307/02, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a Gestão dos Resíduos da Construção Civil e que cria a cadeia de responsabilidades: gerador, transportador, municípios. Este artigo apresenta um diagnóstico dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) no município de Passo Fundo-RS, com um levantamento que estima a sua geração e um mapeamento dos locais de disposição. Ao final elabora-se de um modelo de gestão de resíduos da construção civil, tendo como apoio técnico uma ferramenta computacional.
Palavras-chave: resíduos de construção e demolição, gestão de resíduos, ferramenta computacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.