Influência do grau de dureza da matéria-prima e da temperatura do processo na laminação de fios de cobre
DOI:
https://doi.org/10.4013/4621Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar a influência da dureza da matéria-prima utilizada e da temperatura de laminação sobre o comportamento de deformação na fabricação de fios de cobre retangulares. Foram laminadas diversas amostras usando diferentes combinações dos parâmetros acima mencionados para possibilitar a avaliação do comportamento da deformação do material. A avaliação da deformação foi realizada utilizando o cálculo da relação entre as deformações axial e radial (parâmetro de Anisotropia), adicionalmente foram realizados ensaios mecânicos e análises metalográficas das matérias-primas e das amostras laminadas. Os resultados obtidos indicaram influencia significativa da dureza da matéria prima e da temperatura de laminação sobre o comportamento de deformação, mostrando incrementos no parâmetro de Anisotropia com a redução na dureza da matéria prima e com o acréscimo na temperatura de laminação.
Palavras-chave: cobre, laminação, microestruturas, propriedades mecânicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.