A perspectiva brasileira dos métodos científicos de avaliação da Manufatura Enxuta
DOI:
https://doi.org/10.4013/4511Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os métodos científicos de avaliação da Manufatura Enxuta (ME) no contexto da pesquisa brasileira, identificando suas principais características e oportunidades no desenvolvimento de novos métodos. A partir de uma revisão bibliográfica nos principais periódicos brasileiros de Engenharia de Produção identificaram-se 8 artigos, distribuídos em 6 diferentes periódicos entre o período de 2003 a 2008. Os resultados demonstram que: as praticas da ME mais utilizadas pelos métodos são Manutenção Produtiva Total, Integração de fornecedores, Flexibilidade da mão de obra, Programas de Melhoria Continua e Troca rápida de ferramentas; a abordagem metodológica mais utilizada e o estudo de caso; metade dos métodos se baseia em outros métodos de avaliação da ME já existentes e; a maioria dos métodos e desenvolvida para avaliação do chão de fabrica. Finalmente, são apresentadas algumas implicações para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Manufatura Enxuta, método de avaliação, implantação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.