Fermentação de farelo de cacau por Aspergillus niger para obtenção de lipase
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2012.81.04Resumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar o farelode cacau para obtenção de lipase fúngica produzidapor intermédio da fermentação em estadosólido, por Aspergillus niger. A concentração de esporosutilizada foi de 107 esporos/g de substrato. Asfermentações foram conduzidas em estufa bacteriológicaa 35ºC, com teor de água inicial de 60% e variandoo tempo de fermentação até 96 horas. A determinaçãoda atividade enzimática, pH, atividadede água e umidade foram efetuadas no intervalo de24 horas. O ponto máximo da atividade enzimáticafoi de 11,67 U/g, em 48 horas de fermentação. Apósesse período foi observado a redução na produçãoenzimática. Os valores de umidade e atividade deágua decresceram durante o processo fermentativoenquanto que o pH se manteve constante.
Palavras-chave: atividade de água, tempo de fermentação,fermentação em estado sólido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.