CONFLUÊNCIAS POLÍTICAS, JURÍDICAS E PEDAGÓGICO-SOCIAIS NA DISCUSSÃO DA MAIORIDADE PENAL BRASILEIRA: O ADOLESCENTE INFRATOR EM FOCO

Autores

  • Dulce Elena Coelho Barros Universidade Estadual de Maringá-Pr

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.05

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Adolescente infrator, Pedagogia social, Dispositivos legais.

Resumo

Resumo: O material analítico deste artigo é uma entrevista realizada com o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa pela RISOLIDARIA, programa da Fundação Telefônica que visa fortalecer o trabalho dirigido à proteção dos direitos da criança e do adolescente. Nosso objetivo é o de compreender a constituição discursiva do adolescente infrator quando o mesmo é identificado relativamente aos dispositivos legais que o representam e às instituições que desenvolvem ações, pensamentos e práticas voltadas para o problema social em foco.  Este estudo de caso parte do princípio adotado pela Análise Crítica de Discurso (ACD), qual seja, a língua é um instrumento político contra a injustiça social. É a partir dessa perspectiva teórico-metodológica que se assentam as reflexões empreendidas.

Palavras chave: ACD. Adolescente infrator. Pedagogia social. Dispositivos legais.

Biografia do Autor

Dulce Elena Coelho Barros, Universidade Estadual de Maringá-Pr

Professora doutora da Universidade estadual de Maringá. Atua na graduação e Pós-Graduação na área de Linguística.

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Publicado

2017-11-27