Desafios da contemporaneidade para a família: um olhar sobre o cuidado

Autores

  • Liana Garcia Castro PUC-Rio
  • Silvia Néli Falcão Barbosa PUC-Rio
  • Aline Silveira PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.08

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa interinstitucional que procurou identificar e compreender as marcas de cuidar e ser cuidado nas narrativas de crianças, seus professores e suas famílias, em creches, pré-escolas e escolas. Tem como objetivo apresentar entrevistas realizadas com famílias, discutindo suas compreensões sobre cuidado. Como metodologia, apresenta entrevistas individuais e coletivas realizadas com as famílias, tendo Martin Buber como principal interlocutor teórico. Nas análises, emerge o cuidado como proteção e vigilância, tempo de estar junto, presença, como algo que precisa ser compartilhado. Em tempos áridos e difíceis, pensar sobre cuidar e ser cuidado contribui para o reconhecimento da humanidade do outro como caminho possível para ir na contramão da barbárie.

Biografia do Autor

Liana Garcia Castro, PUC-Rio

Mestre (PUC-Rio) e Doutoranda em Educação (PUC-Rio)

Silvia Néli Falcão Barbosa, PUC-Rio

Doutora em Educação (PUC-Rio) e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio)

Aline Silveira, PUC-Rio

Mestre em Música (UFRJ) e Doutoranda em Educação (PUC-Rio)

Downloads

Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Artigos