Reconceptualizando as práticas pedagógicas numa visão pós-humana: um caso em estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.07

Resumo

Nosso ponto de partida inicia-se com o Pós-Humano e a relação humanos e não-humanos nas práticas pedagógicas. Porque entendemos que é essencial perceber que todas as práticas emergem de enredos entre pessoas e objetos/coisas. Analisamos as aulas de uma disciplina, em ambiente virtual. Metodologicamente, dialogamos com a Etnografia das Redes Sociotécnicas como alternativa a partir da pesquisa pós-qualitativa. Práticas pedagógicas numa visão pós-humana, são atividades com as quais os agentes humanos e não-humanos atuam em conjunto, interagindo e formando alianças e vínculos. Analisar práticas pedagógicas é fundamental para se entender o protagonismo humano-não-humano, nos mostrando redes de interações sociotécnicas, com o objetivo de (des)individualizar e superar o humano em tais práticas.

Biografia do Autor

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais - EDUTEC (UFBA).

Rayan de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO/UFPB). Professor Substituto do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Artigos