Reconceptualizando as práticas pedagógicas numa visão pós-humana: um caso em estudo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.07Resumo
Nosso ponto de partida inicia-se com o Pós-Humano e a relação humanos e não-humanos nas práticas pedagógicas. Porque entendemos que é essencial perceber que todas as práticas emergem de enredos entre pessoas e objetos/coisas. Analisamos as aulas de uma disciplina, em ambiente virtual. Metodologicamente, dialogamos com a Etnografia das Redes Sociotécnicas como alternativa a partir da pesquisa pós-qualitativa. Práticas pedagógicas numa visão pós-humana, são atividades com as quais os agentes humanos e não-humanos atuam em conjunto, interagindo e formando alianças e vínculos. Analisar práticas pedagógicas é fundamental para se entender o protagonismo humano-não-humano, nos mostrando redes de interações sociotécnicas, com o objetivo de (des)individualizar e superar o humano em tais práticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.