Eras da Pesquisa no Contexto das Redes Colaborativas na Educação Superior

Autores

  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Lisiane Cézar de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18343

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir acerca das eras da pesquisa na perspectiva das redes colaborativas na educação superior, com enfoque nos programas de mobilidade acadêmica. Trata-se de uma investigação teórica, de cunho bibliográfico, que considera os diferentes discursos da sociedade para produzir e difundir conhecimento em ambientes de cultura glocalocal. Os resultados sinalizaram que as constantes mudanças sociais, o ritmo acelerado das tecnologias e o mercado de trabalho demandam a oferta de projetos que avancem para além dos processos de produção do conhecimento pautados na disciplinaridade e na descontextualização dos currículos da pós-graduação. Os programas de mobilidade acadêmica são ações imprescindíveis para elevar os mestrados e doutorados, bem como fortalecer as redes nas eras da pesquisa nacional e internacional. O poder público contemplaria o interesse da sociedade, ajustando resultados, valores e ações para a promoção da inclusão, da equidade e da cultura em redes colaborativas de investigação.

Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho. Coordenadora do Programa de Educação Tutorial - PET Educação - Conexão de Saberes e membro da comissão gestora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life).

Lisiane Cézar de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais